LINGUAGEM DIGITAL E MULTILETRAMENTOS: NOVAS FORMAS DE LER E ESCREVER NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/c6rg6712Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as implicações do conceito de multiletramentos para o ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade, considerando os desafios impostos pelas transformações comunicacionais da cultura digital. O estudo abordou as mudanças nas práticas de linguagem promovidas pelos ambientes digitais, a presença dos multiletramentos nos livros didáticos e as dificuldades enfrentadas na formação docente para o uso pedagógico de linguagens múltiplas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise crítica de publicações acadêmicas recentes, extraídas de bases como a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e repositórios institucionais, priorizando fontes entre 2020 e 2024. A investigação permitiu constatar que, embora os documentos curriculares reconheçam a importância dos multiletramentos, a aplicação prática no contexto escolar ainda é limitada, seja pela abordagem superficial nos livros didáticos, seja pela formação insuficiente dos docentes para lidar com as demandas da comunicação digital. Concluiu-se que a integração efetiva dos multiletramentos no ensino requer tanto mudanças estruturais nas propostas pedagógicas quanto o fortalecimento das políticas de formação docente continuada, com vistas à construção de práticas mais críticas e contextualizadas.
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Copyright (c) 2025 Teresa Helena Batelli de Oliveira, Luciana Sousa Teixeira Alarcão, Mille Anne Ribeiro da Silva (Autor)

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