INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Gilcélia Teles Viana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Sônia Maria Gonçalves Dias Must University, Estados Unidos Autor
  • Dilçon Souza Leão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Samantha Inaie Rodrigues Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Marcirene Chagas Sampaio Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/z7c7sr13

Resumo

O estudo analisou a relevância das metodologias ativas na educação básica, com foco no Design Thinking, na Aprendizagem Baseada em Problemas e na Gamificação, além de investigar como a tecnologia potencializou essas abordagens. A pesquisa teve como objetivo analisar a relevância das metodologias ativas na educação básica, com foco no Design Thinking, na Aprendizagem Baseada em Problemas e na Gamificação, além de investigar como a tecnologia pode potencializar essas abordagens. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, conforme Prodanov e Freitas (2013), utilizando fontes acadêmicas para reunir e interpretar dados sobre o tema. A análise contemplou a flexibilidade e os benefícios das metodologias ativas, destacando seu papel na promoção do pensamento crítico, da criatividade e do engajamento estudantil. Além disso, discutiu-se a importância das tecnologias digitais na personalização do ensino e na ampliação das possibilidades pedagógicas, evidenciando sua influência na autonomia e na aprendizagem interativa dos alunos. Por fim, concluiu-se que a integração entre metodologias ativas e tecnologia modernizou as práticas pedagógicas, tornando-as mais alinhadas às necessidades educacionais contemporâneas. No entanto, constatou-se a necessidade de formação docente contínua, adaptação curricular e investimentos em infraestrutura para a implementação eficaz dessas estratégias. Assim, recomenda-se que novos estudos aprofundem a investigação sobre os impactos das metodologias ativas e explorem formas inovadoras de aplicação das tecnologias no ensino.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos