TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.46550/rjath725Resumo
Este estudo teve como objetivo explorar as principais metodologias ativas aplicadas no contexto educacional contemporâneo, analisando como podem ser integradas às tecnologias digitais e quais impactos geram no aprendizado dos alunos. As metodologias ativas foram discutidas a partir de suas concepções, estratégias e possibilidades em sala de aula, enfatizando a transição do ensino tradicional para um modelo mais dinâmico e participativo. Além disso, foi analisada a convergência entre essas metodologias e as tecnologias digitais, demonstrando como ferramentas tecnológicas podem otimizar o processo educacional. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, conforme Fonseca (2002), fundamentada na análise de livros, artigos científicos e documentos especializados sobre ensino e inovação pedagógica. A técnica de análise adotada baseou-se na interpretação crítica das fontes selecionadas, com foco na aplicabilidade das metodologias ativas e no impacto do uso da tecnologia no ensino. Como resultado, constatou-se que essas metodologias promovem maior autonomia discente, incentivam a colaboração e estimulam o pensamento crítico, além de exigirem do professor um planejamento mais estratégico. A incorporação das tecnologias digitais potencializou essas metodologias, tornando o processo de ensino mais interativo e acessível. No entanto, desafios como a formação docente e a infraestrutura das instituições educacionais ainda precisam ser superados para que tais abordagens sejam amplamente implementadas. Assim, recomenda-se que novas pesquisas sejam realizadas para aprofundar a relação entre inovação tecnológica e ensino ativo, contribuindo para um modelo educacional mais alinhado às demandas contemporâneas.
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Copyright (c) 2025 Marcos Vinícius Barros de Oliveira, Anaias Alvides de Lima, Mariana Rocha Fontes, Luana Sena de Souza, Clayton Pires de Avelar Vaz (Autor)

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