APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E SIGNIFICATIVA: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/4808zc35Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas na aprendizagem e na formação discente, bem como explorar a influência da tecnologia como elemento facilitador dessas práticas. O tema abordou a necessidade de reformulações pedagógicas que promovam o protagonismo estudantil, a autonomia e a construção ativa do conhecimento. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), a fim de interpretar as contribuições teóricas sobre a aplicação das metodologias ativas no ensino contemporâneo. O estudo discutiu a relevância dessas abordagens no contexto educacional, destacando estratégias como a aprendizagem cooperativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e a gamificação. Além disso, analisou-se o papel da tecnologia como um recurso que potencializa essas metodologias, promovendo um ensino mais dinâmico, interativo e personalizado. Constatou-se que a implementação dessas estratégias favoreceu a participação ativa dos alunos, aprimorando habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ademais, verificou-se que tais metodologias são especialmente norteadoras para estudantes do ensino médio que se preparam para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), permitindo um aprendizado mais sólido e aplicado à resolução de problemas reais. Por fim, ressaltou-se a necessidade de novas pesquisas para aprofundar a compreensão dos impactos dessas abordagens e de sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.
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Copyright (c) 2025 Thiani Januário Batista Pereira, Flávio Italo Franceschi de Oliveira, Ivanir Aparecida Baldin Pelissaro, Nilcilene Patrícia da Silva, Maria Cristina Vidovix Segura (Autor)

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