REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ncknkk19Resumo
A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual emergem como tecnologias inovadoras que transformam o cenário educacional, proporcionando experiências de aprendizado imersivas e interativas. A escolha deste tema justifica-se pela crescente necessidade de metodologias que engajem os alunos e melhorem a retenção do conhecimento. O objetivo principal do estudo é analisar a eficácia da utilização dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia emprega uma abordagem bibliográfica, revisando literatura atual sobre o impacto da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual na educação, além de estudos de caso que demonstram sua aplicação prática. Os principais resultados encontrados indicam que a implementação dessas tecnologias resulta em um aumento significativo na motivação dos alunos, melhora na compreensão de conceitos complexos e desenvolvimento de habilidades práticas. As conclusões mais relevantes apontam que, para maximizar os benefícios, é fundamental que educadores recebam formação adequada e que as tecnologias sejam integradas de forma planejada ao currículo escolar. Assim, a pesquisa reforça a importância da adoção de abordagens tecnológicas na educação, destacando seu potencial para revolucionar a forma como o conhecimento é transmitido e assimilado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Terezinha da Silva, Gilvia de Paula Bolentine Alves, Claudia Virginia Santos Cavalcante , Jana Beatriz dos Santos , Rosenilda Aparecida Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.