OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EQUITATIVA

Autores

  • Alessandra da Silva Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha World University Ecumenical, Estados Unidos Autor
  • Rosely Dias de Carvalho Gomes Must University, Estados Unidos Autor
  • Daniele Rezende Quinet de Andrade Fundação Universitária Iberoamericana, Espanha Autor
  • Anne Karen Semprebom Schmidt Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/bpasgz61

Resumo

Os desafios da inclusão escolar emergem como um tema central na busca por uma educação mais equitativa, considerando a diversidade de necessidades educacionais presentes nas salas de aula. A escolha do tema se justifica pela necessidade urgente de investigar e propor soluções que garantam a todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou emocionais, acesso igualitário e oportunidades de aprendizagem eficazes. O objetivo principal do estudo é analisar os obstáculos enfrentados na implementação de práticas inclusivas nas escolas e propor caminhos para superá-los. A metodologia adotada consiste em uma abordagem bibliográfica, analisando artigos, livros e documentos oficiais relevantes sobre políticas educacionais e práticas inclusivas. Os principais resultados indicam que, embora haja avanços nas políticas de inclusão, persistem desafios significativos, como a falta de formação adequada de professores e a resistência cultural e institucional. As conclusões destacam a necessidade de um comprometimento coletivo para transformar a cultura escolar, promovendo práticas pedagógicas adaptadas que atendam às necessidades de todos os alunos, bem como o desenvolvimento contínuo de políticas públicas eficazes. Dessa forma, o estudo contribui para o debate sobre a inclusão escolar, apontando direções práticas para a construção de um ambiente educacional mais justo e inclusivo.

Publicado

2025-06-29

Edição

Seção

Artigos