FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA NECESSIDADE PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/3aspw563Resumo
A formação continuada de professores emerge como um tema central no debate sobre a qualidade da educação, uma vez que a atualização constante de conhecimentos e práticas pedagógicas se torna essencial em um contexto educacional em constante transformação. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de compreender como a formação continuada impacta a prática docente e, consequentemente, o aprendizado dos alunos. O objetivo principal deste estudo é analisar a importância da formação continuada para a melhoria da qualidade da educação. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, permitindo uma revisão crítica da literatura existente sobre o assunto. Os principais resultados encontrados indicam que a formação continuada contribui significativamente para o desenvolvimento profissional dos educadores, promovendo a reflexão sobre suas práticas e a adoção de novas metodologias de ensino. Além disso, as conclusões mais relevantes apontam que a formação continuada não apenas enriquece o repertório pedagógico dos professores, mas também favorece um ambiente de aprendizado mais dinâmico e inclusivo, refletindo diretamente na motivação e no desempenho dos alunos. Assim, a formação continuada se revela um elemento fundamental para a construção de uma educação de qualidade, que atende às demandas contemporâneas e prepara os alunos para os desafios futuros.
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Copyright (c) 2025 Haroldo Nascimento da Cruz, Gilcélia Teles Viana, Keity Chanda Pereira Dias, Marizete Rodrigues da Silva, Divana Ribeiro da Silva Zacarias (Autor)

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