A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cátia Madalena Leite Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Valdenília dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos Autor
  • Kátia Simone Vieira Borges Must University, Estados Unidos Autor
  • Erbeny dos Santos Barros Must University, Estados Unidos Autor
  • Janeydes Alves Pereira Gaspar Must University, Estados Unidos Autor
  • Marcelo Gama de Oliveira Must University, Estados Unidos Autor
  • Deyvid Denner Ribeiro de Carvalho Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/st8zv358

Resumo

O estudo apresenta considerações sobre o conceito de Aprendizagem Colaborativa, destacando sua relevância no contexto educacional contemporâneo. Na proposta de Aprendizagem Colaborativa, os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, por meio de uma interação constante e troca de informações entre si. Esse processo permite a construção do saber, onde a colaboração e o compartilhamento de experiências são fundamentais para o aprendizado coletivo e para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas. O objetivo desse estudo consiste em promover uma reflexão fundamentada sobre como a aprendizagem colaborativa pode influenciar o desenvolvimento de competências socioemocionais na sala de aula. A metodologia utilizada para realização desse estudo consiste em estudos bibliográficos referente aos temas aprendizagem colaborativa, competências socioemocionais e educação. A aprendizagem colaborativa configura-se como uma estratégia pedagógica essencial para discussões sobre inovação das práticas pedagógicas, metodologias ativas e para o desenvolvimento de competências socioemocionais na sala de aula.  Um ambiente colaborativo elimina o pensamento tradicional de transmissão de conhecimento para um ambiente de construção de conhecimento.

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigos