A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/st8zv358Resumo
O estudo apresenta considerações sobre o conceito de Aprendizagem Colaborativa, destacando sua relevância no contexto educacional contemporâneo. Na proposta de Aprendizagem Colaborativa, os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, por meio de uma interação constante e troca de informações entre si. Esse processo permite a construção do saber, onde a colaboração e o compartilhamento de experiências são fundamentais para o aprendizado coletivo e para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas. O objetivo desse estudo consiste em promover uma reflexão fundamentada sobre como a aprendizagem colaborativa pode influenciar o desenvolvimento de competências socioemocionais na sala de aula. A metodologia utilizada para realização desse estudo consiste em estudos bibliográficos referente aos temas aprendizagem colaborativa, competências socioemocionais e educação. A aprendizagem colaborativa configura-se como uma estratégia pedagógica essencial para discussões sobre inovação das práticas pedagógicas, metodologias ativas e para o desenvolvimento de competências socioemocionais na sala de aula. Um ambiente colaborativo elimina o pensamento tradicional de transmissão de conhecimento para um ambiente de construção de conhecimento.
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Copyright (c) 2024 Cátia Madalena Leite Silva, Valdenília dos Santos Barbosa, Kátia Simone Vieira Borges, Erbeny dos Santos Barros, Janeydes Alves Pereira Gaspar, Marcelo Gama de Oliveira, Deyvid Denner Ribeiro de Carvalho (Autor)

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