MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIAL TRANSFORMADOR E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/k7edp310Resumo
Com o avanço da tecnologia a internet ficou em outro nível e no momento é uma ferramenta inevitável. No ambiente escolar o impacto também foi direto e transformador, cujo uso das mídias digitais e da linguagem audiovisual tem sido considerado na didática de professores em diferentes níveis de ensino, podendo ser no fundamental, médio e o superior.. Este artigo tem como objetivo descrever os benefícios e os desafios das mídias digitais na educação. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma revisão de literatura, por meio de um levantamento bibliográfico, onde foram buscadas informações a respeito das mídias digitais no meio educacional em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e sites oficiais. Desta feita, essa pesquisa faz um resgate bibliográfico, analisando e verificando as informações e aspectos que possuam correlação com a temática enfocada. Os resultados conseguiram ilutrar claramente que as mídias digitais tornaram- se a realidade de muitas escolas e já não se consegue mais operar sem elas, ao mesmo tempo que os professores têm usufruído delas em suas aulas, com a finalidade de torná-las mais dinâmicas, ao mesmo tempo em que buscam proporcionar uma maior proatividade por parte dos alunos. Por fim, é indiscutível que as experiências (sucessos e dificuldades) sejam compartilhadas entre os professores não apennas dentro da escola, mas também fora dela, para que o tema seja aperfeiçoado e adaptado de acordo com cada realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lúcia Batista de Castro, Erika Lima Batista Araújo, Orcilene Gomes Lopes, Fábio Rodrigo Barra de Oliveira, Eliânia Batista da Conceição Campos, Valéria Borges Araújo, Valdenília dos Santos Barbosa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.