MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIAL TRANSFORMADOR E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ana Lúcia Batista de Castro Must University, Estados Unidos Autor
  • Erika Lima Batista Araújo Must University, Estados Unidos Autor
  • Orcilene Gomes Lopes Must University, Estados Unidos Autor
  • Fábio Rodrigo Barra de Oliveira Must University, Estados Unidos Autor
  • Eliânia Batista da Conceição Campos Must University, Estados Unidos Autor
  • Valéria Borges Araújo Must University, Estados Unidos Autor
  • Valdenília dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/k7edp310

Resumo

Com o avanço da tecnologia a internet ficou em outro nível e no momento é uma ferramenta inevitável. No ambiente escolar o impacto também foi direto e transformador, cujo uso das mídias digitais e da linguagem audiovisual tem sido considerado na didática de professores em diferentes níveis de ensino, podendo ser no fundamental, médio e o superior.. Este artigo tem como objetivo descrever os benefícios e os desafios das mídias digitais na educação. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma revisão de literatura, por meio de um levantamento bibliográfico, onde foram buscadas informações a respeito das mídias digitais no meio educacional em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e sites oficiais. Desta feita, essa pesquisa faz um resgate bibliográfico, analisando e verificando as informações e aspectos que possuam correlação com a temática enfocada. Os resultados conseguiram ilutrar claramente que as mídias digitais tornaram- se a realidade de muitas escolas e já não se consegue mais operar sem elas, ao mesmo tempo que os professores têm usufruído delas em suas aulas, com a finalidade de torná-las mais dinâmicas, ao mesmo tempo em que buscam proporcionar uma maior proatividade por parte dos alunos. Por fim, é indiscutível que as experiências (sucessos e dificuldades) sejam compartilhadas entre os professores não apennas dentro da escola, mas também fora dela, para que o tema seja aperfeiçoado e adaptado de acordo com cada realidade.

Publicado

2025-02-02

Edição

Seção

Artigos