A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UM CAMINHO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Odair Inéias Bach MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Gomes Ferreira Bach MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josiane Machado Eising MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Aparecida de Souza Costa Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosenilda Aparecida Costa MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nrdpbh91

Resumo

A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que se destaca na educação contemporânea, promovendo a co-construção do conhecimento por meio da interação social entre os alunos. Em um contexto marcado pela complexidade social e pelo uso intensivo da tecnologia, essa metodologia transforma os estudantes de receptores passivos de informações em agentes ativos de aprendizado. Enfatizando que o conhecimento é construído coletivamente, a aprendizagem colaborativa incentiva o diálogo e a troca de experiências, criando uma rede de apoio mútuo que enriquece o processo educativo. Além disso, a inclusão de ferramentas digitais facilita a colaboração independentemente da localização, ampliando as oportunidades de aprendizado. A teoria de Bandura destaca o papel das interações sociais na construção de habilidades e comportamentos, enquanto estudos apontam que a prática colaborativa desenvolve também competências socioemocionais, como empatia e respeito, fundamentais no ambiente de trabalho atual. Contudo, a efetividade dessa abordagem enfrenta desafios, como a necessidade de formação adequada dos educadores e a resistência dos alunos em participar de atividades em grupo. Para que a aprendizagem colaborativa tenha sucesso, é essencial um ambiente que estimule a confiança e o respeito mútuo. Investir nessa metodologia é, portanto, fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, equipando-os com habilidades essenciais para um futuro dinâmico e interconectado, onde a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar-se efetivamente são cada vez mais valorizadas. 

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos