A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UM CAMINHO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/nrdpbh91Resumo
A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que se destaca na educação contemporânea, promovendo a co-construção do conhecimento por meio da interação social entre os alunos. Em um contexto marcado pela complexidade social e pelo uso intensivo da tecnologia, essa metodologia transforma os estudantes de receptores passivos de informações em agentes ativos de aprendizado. Enfatizando que o conhecimento é construído coletivamente, a aprendizagem colaborativa incentiva o diálogo e a troca de experiências, criando uma rede de apoio mútuo que enriquece o processo educativo. Além disso, a inclusão de ferramentas digitais facilita a colaboração independentemente da localização, ampliando as oportunidades de aprendizado. A teoria de Bandura destaca o papel das interações sociais na construção de habilidades e comportamentos, enquanto estudos apontam que a prática colaborativa desenvolve também competências socioemocionais, como empatia e respeito, fundamentais no ambiente de trabalho atual. Contudo, a efetividade dessa abordagem enfrenta desafios, como a necessidade de formação adequada dos educadores e a resistência dos alunos em participar de atividades em grupo. Para que a aprendizagem colaborativa tenha sucesso, é essencial um ambiente que estimule a confiança e o respeito mútuo. Investir nessa metodologia é, portanto, fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, equipando-os com habilidades essenciais para um futuro dinâmico e interconectado, onde a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar-se efetivamente são cada vez mais valorizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Odair Inéias Bach, Eliane Gomes Ferreira Bach, Josiane Machado Eising, Maria Aparecida de Souza Costa Dias, Rosenilda Aparecida Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.