COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.46550/5gbfkz64Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a competência digital como eixo estruturante da profissionalidade docente, com ênfase na formação inicial e nos modelos de avaliação aplicados ao seu desenvolvimento. A investigação abordou a necessidade de consolidar práticas pedagógicas críticas e integradas ao uso de tecnologias digitais, considerando as exigências formativas impostas pelas transformações contemporâneas no campo educacional. Para tanto, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio da análise de produções acadêmicas publicadas entre 2022 e 2025, com base em critérios de atualidade, relevância temática e fundamentação teórica. As análises indicaram que a formação inicial de professores ainda apresenta limitações na promoção de competências digitais significativas, prevalecendo abordagens tecnicistas e desarticuladas dos contextos escolares. Além disso, observou-se que os modelos avaliativos utilizados carecem de adequação às realidades institucionais brasileiras, embora apresentem potencial para subsidiar políticas formativas mais efetivas quando aplicados de forma contextualizada. Concluiu-se que a consolidação da competência digital docente depende de uma articulação entre políticas públicas, infraestrutura, práticas pedagógicas inovadoras e avaliação formativa contínua. O estudo contribuiu para o aprofundamento teórico sobre a relação entre tecnologias e formação docente, ressaltando a importância de uma abordagem crítica, ética e situada das tecnologias digitais na educação.
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Copyright (c) 2025 Letícia dos Anjos Rodrigues, Adriely Barbosa de Jesus, Diego Santhiago Araújo de Oliveira, Renata Aparecida Rodrigues, Glaucia Martins Ferreira (Autor)

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