AMBIENTES VIRTUAIS, REALIDADES CONCRETAS: PRÁTICAS DIGITAIS E ÉTICA NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/pqnggb87Resumo
Este paper tem como propósito uma interseção entre Tecnologias, Cidadania e Educação, com enfoque nas práticas digitais e os riscos emergentes no contexto das instituições escolares. Assim, a pesquisa Bibliográfica envolverá citações teóricas e também abordará o papel do Marco Civil da Internet com vistas mitigar os riscos implicados à segurança on-line. O estudo destacará a importância da postura mediadora do docente frente às tendências proporcionadas pela Evolução Tecnológica. Nesse contexto, envolverá análises e reflexões sobre os direitos e deveres relacionados ao uso das mídias digitais, ou seja, a utilização equilibrada e responsável dos recursos digitais. Sendo assim, serão apresentadas análises referentes aos impactos da tecnologia na cidadania digital dos estudantes, ou seja, oportunidades e desafios que surgem com a inserção das novas tecnologias no ambiente educacional. Nesse viés, o trabalho tecerá reflexões sobre os entraves enfrentados para efetivação dessas concepções teóricas e práticas com vistas um processo de Ensino e Aprendizagem de Qualidade contemplando propostas voltadas para um ambiente Realidade Virtual, com perspectivas de despertar o uso ponderado e responsável dos recursos midiáticos segundo a legislação digital. Dessa forma, será destacado o posicionamento que o docente precisa apropriar-se com o propósito de empregar adequadamente as ferramentas necessárias conforme a temática, componente curricular ou ainda objeto do conhecimento em análise, e paralelamente conciliar o despertamento pertinente à conscientização quanto à cidadania digital.
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Copyright (c) 2025 Eliane Maria Ferreira Nunes, Samira Martins Garib, Joelma Maria Arruda Vinhas, Edna Ferreira Dourado, Sirlene da Guia Fagundes Teodoro, Sandra Maria Peres Sampaio, Scheilla de Oliveira Faria Rossato, Daniela Cardoso Matias (Autor)

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