AMBIENTES VIRTUAIS, REALIDADES CONCRETAS: PRÁTICAS DIGITAIS E ÉTICA NO ENSINO

Autores

  • Eliane Maria Ferreira Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Samira Martins Garib MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joelma Maria Arruda Vinhas MUST University, Estados Unidos Autor
  • Edna Ferreira Dourado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sirlene da Guia Fagundes Teodoro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Maria Peres Sampaio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Scheilla de Oliveira Faria Rossato MUST University, Estados Unidos Autor
  • Daniela Cardoso Matias MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pqnggb87

Resumo

Este paper tem como propósito uma interseção entre Tecnologias, Cidadania e Educação, com enfoque nas práticas digitais e os riscos emergentes no contexto das instituições escolares. Assim, a pesquisa Bibliográfica envolverá citações teóricas e também abordará o papel do Marco Civil da Internet com vistas mitigar os riscos implicados à segurança on-line. O estudo destacará a importância da postura mediadora do docente frente às tendências proporcionadas pela Evolução Tecnológica. Nesse contexto, envolverá análises e reflexões sobre os direitos e deveres relacionados ao uso das mídias digitais, ou seja, a utilização equilibrada e responsável dos recursos digitais. Sendo assim, serão apresentadas análises referentes aos impactos da tecnologia na cidadania digital dos estudantes, ou seja, oportunidades e desafios que surgem com a inserção das novas tecnologias no ambiente educacional. Nesse viés, o trabalho tecerá reflexões sobre os entraves enfrentados para efetivação dessas concepções teóricas e práticas com vistas um processo de Ensino e Aprendizagem de Qualidade contemplando propostas voltadas para um ambiente Realidade Virtual, com perspectivas de despertar o uso ponderado e responsável dos recursos midiáticos segundo a legislação digital. Dessa forma, será destacado o posicionamento que o docente precisa apropriar-se com o propósito de empregar adequadamente as ferramentas necessárias conforme a temática, componente curricular ou ainda objeto do conhecimento em análise, e paralelamente conciliar o despertamento pertinente à conscientização quanto à cidadania digital.

Publicado

2025-07-03

Edição

Seção

Artigos