QUANDO ENSINAR É APRENDER: O PODER DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Beatriz da Silva Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Soraia Oliveira Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ivana Brito Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosenilda Santana Hecher Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Viviane Cyntia Louzada Oliveira Meneses MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alberto Bergamo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Paula Martins Queiroz MUST University, Estados Unidos Autor
  • Magna de Oliveira  Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/gz2shw89

Resumo

A importância de estudar e conhecer mais sobre as metodologias ativas é inegável no contexto educacional atual. Essas abordagens pedagógicas têm o potencial de revolucionar a forma como os alunos aprendem e interagem com o conhecimento. O estudo das metodologias ativas tem se mostrado cada vez mais essencial para aprimorar o ensino e proporcionar aos alunos uma educação eficaz e significativa. Sendo assim, o presente paper tem como proposta realizar um estudo com enfoque específico sobre a metodologia ativa Peer Instruction, ou Instrução entre Pares, como uma das muitas abordagens ativas que podem transformar a sala de aula tradicional em um ambiente dinâmico e estimulante, uma vez que a chamada aprendizagem entre pares é uma estratégia que valoriza a interação entre os estudantes, promovendo um espaço de aprendizado participativo. O objetivo é compreender em que consiste tal metodologia e como aplicá-la em aulas presenciais e online. Para isso, será considerado o modelo de escola atual e a inserção desse ambiente no mundo tecnológico, enfatizando a necessidade de incorporar ferramentas digitais de forma significativa no ambiente de ensino bem como a apropriação e aplicabilidade de metodologias ativas que visem promover a participação e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa inclui a abordagem de questões teóricas e o apontamento de experiências com o uso do Peer Instruction, bem como os desafios enfrentados por educadores e alunos nesse processo. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho foi baseada em revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico utilizado na disciplina Teorias e Práticas da Aprendizagem Ativa e alguns artigos científicos com abordagens sobre o tema.

Publicado

2025-07-03

Edição

Seção

Artigos