QUANDO ENSINAR É APRENDER: O PODER DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/gz2shw89Resumo
A importância de estudar e conhecer mais sobre as metodologias ativas é inegável no contexto educacional atual. Essas abordagens pedagógicas têm o potencial de revolucionar a forma como os alunos aprendem e interagem com o conhecimento. O estudo das metodologias ativas tem se mostrado cada vez mais essencial para aprimorar o ensino e proporcionar aos alunos uma educação eficaz e significativa. Sendo assim, o presente paper tem como proposta realizar um estudo com enfoque específico sobre a metodologia ativa Peer Instruction, ou Instrução entre Pares, como uma das muitas abordagens ativas que podem transformar a sala de aula tradicional em um ambiente dinâmico e estimulante, uma vez que a chamada aprendizagem entre pares é uma estratégia que valoriza a interação entre os estudantes, promovendo um espaço de aprendizado participativo. O objetivo é compreender em que consiste tal metodologia e como aplicá-la em aulas presenciais e online. Para isso, será considerado o modelo de escola atual e a inserção desse ambiente no mundo tecnológico, enfatizando a necessidade de incorporar ferramentas digitais de forma significativa no ambiente de ensino bem como a apropriação e aplicabilidade de metodologias ativas que visem promover a participação e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa inclui a abordagem de questões teóricas e o apontamento de experiências com o uso do Peer Instruction, bem como os desafios enfrentados por educadores e alunos nesse processo. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho foi baseada em revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico utilizado na disciplina Teorias e Práticas da Aprendizagem Ativa e alguns artigos científicos com abordagens sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz da Silva Costa, Soraia Oliveira Nunes, Ivana Brito Lima, Rosenilda Santana Hecher Rodrigues, Viviane Cyntia Louzada Oliveira Meneses, Alberto Bergamo, Ana Paula Martins Queiroz, Magna de Oliveira Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.