MÍDIAS, METODOLOGIAS E MUDANÇAS: A ERA DIGITAL NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46550/4c5j5757Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância e os desafios da inclusão digital nas escolas, bem como, apresentar caminhos e ferramentas que podem ajudar neste processo. Assim, no mesmo é relatado que o mundo, em sua maioria, já está em fase de conclusão dessa transição e migração para o mundo digital em relação a muitos afazeres da vida, e essa é uma transição que também é inevitável no que tange às inscrições escolares. Neste trabalho, além desta discussão, são apresentadas algumas mídias digitais já consagradas na sociedade, que podem e tem sido muito usadas na educação para melhoria do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, neste texto é mencionado os desafios inerentes a vida digital, tanto para as famílias, como para a escola, cabendo aos líderes e responsáveis de ambos buscarem estratégias que venham minimizar o máximo possível tais riscos. Duas estratégias são apresentadas neste texto: a conscientização e o uso de um aplicativo de controle parental. Este trabalho é finalizado apresentando um relato de experiência de um professor da rede pública de um município da Bahia-Brasil, o qual também foi aluno de escola pública, sobre a diferença que as TDIC fazem na educação. Este artigo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica. Ficou notório a necessidade urgente de digitalização das escolas, de um bom planejamento para o uso das TDIC, bem como da implantação de estratégias de contenção de riscos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elvys Tierney Santos Marinho, Ana Maria de Sousa Santos, Maria Ronilede Freitas Estevam, Taynara de Paula Miranda Umbelino, Jane Rakel Gontijo Andrade, Ivone da Silva Pamplona, Alessandra Elisa Barbosa de Oliveira Silva, Sheila Gani (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.