A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/nhnp6f68Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições da ciência cidadã para o fortalecimento da educação científica crítica e participativa, com base em três eixos: Ensino Médio, alfabetização científica e formação docente na modalidade a distância. O estudo abordou a articulação entre práticas investigativas, desenvolvimento de competências argumentativas e inserção de temas sociocientíficos no contexto educacional, à luz da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. A metodologia baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, a partir da seleção e análise de produções acadêmicas publicadas entre 2007 e 2024, coletadas na base SciELO, com critérios de inclusão que priorizaram a atualidade, a relevância temática e a pertinência teórica. A análise permitiu constatar que a ciência cidadã, quando mediada por uma formação docente crítica e contextualizada, pode favorecer a participação discente, ampliar a compreensão dos processos científicos e promover o engajamento em debates ético-políticos. No entanto, observou-se que a adoção de práticas engessadas, sem adequação aos contextos educacionais, limita o potencial formativo dessas iniciativas. Concluiu-se que a integração entre ciência cidadã e enfoque CTS constitui uma estratégia relevante para a promoção de uma educação científica comprometida com a emancipação intelectual e a cidadania ativa, desde que acompanhada por políticas de formação docente e condições institucionais adequadas.
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Copyright (c) 2025 José Wellington Cartaxo, Maria Luiza Arantes de Faria Girotto, Liliane de Melo Mendes de Oliveira, Lílian de Oliveira Pereira, Mayara Silva Santos Pereira (Autor)

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