A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA DE CIDADANIA

Autores

  • José Wellington Cartaxo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Luiza Arantes de Faria Girotto MUST University, Estados Unidos Autor
  • Liliane de Melo Mendes de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lílian de Oliveira Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Mayara Silva Santos Pereira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nhnp6f68

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições da ciência cidadã para o fortalecimento da educação científica crítica e participativa, com base em três eixos: Ensino Médio, alfabetização científica e formação docente na modalidade a distância. O estudo abordou a articulação entre práticas investigativas, desenvolvimento de competências argumentativas e inserção de temas sociocientíficos no contexto educacional, à luz da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. A metodologia baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, a partir da seleção e análise de produções acadêmicas publicadas entre 2007 e 2024, coletadas na base SciELO, com critérios de inclusão que priorizaram a atualidade, a relevância temática e a pertinência teórica. A análise permitiu constatar que a ciência cidadã, quando mediada por uma formação docente crítica e contextualizada, pode favorecer a participação discente, ampliar a compreensão dos processos científicos e promover o engajamento em debates ético-políticos. No entanto, observou-se que a adoção de práticas engessadas, sem adequação aos contextos educacionais, limita o potencial formativo dessas iniciativas. Concluiu-se que a integração entre ciência cidadã e enfoque CTS constitui uma estratégia relevante para a promoção de uma educação científica comprometida com a emancipação intelectual e a cidadania ativa, desde que acompanhada por políticas de formação docente e condições institucionais adequadas.

Publicado

2025-07-24

Edição

Seção

Artigos