EXCELÊNCIA, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/y0ypph51Resumo
Este artigo explorou o tema da qualidade na educação, enfocando como as instituições educacionais podem promover e melhorar seus padrões de qualidade. O objetivo foi analisar os diversos fatores que contribuem para a qualidade educacional e identificar estratégias eficazes para sua promoção, com um olhar específico sobre o caso do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A investigação adotou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Andrade (2010), analisando dados secundários disponíveis em literatura relevante e focando em autores como Unesco/Orealc (2007), Gusmão (2013) e Meroto (2024). O estudo abordou inicialmente a definição e os desafios da qualidade na educação, discutindo como os fatores internos e externos às instituições influenciam os resultados educacionais. Seguiu-se uma análise das estratégias para fomentar a qualidade nas instituições educacionais, ressaltando a importância da formação contínua dos profissionais, inovação curricular, infraestrutura adequada, participação comunitária e processos de avaliação e melhoria contínua. O Cenpec foi utilizado como estudo de caso para ilustrar a aplicação prática dessas estratégias. Em conclusão, o artigo evidenciou que a promoção da qualidade educacional requer uma abordagem integrada e adaptativa, que considere as especificidades de cada contexto institucional. Foi enfatizado que a busca contínua pela qualidade é essencial para atender às demandas da sociedade contemporânea e garantir um desenvolvimento integral dos estudantes.
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