EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.46550/zap21j42Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da análise das percepções de professores e alunos da Escola Estadual Professor Sebastião Augusto Loureiro Filho, em Manaus (AM). A pesquisa abordou a problemática da evasão no contexto da EJA, destacando como elementos sociais, institucionais e pedagógicos influenciaram diretamente a permanência ou o afastamento dos estudantes adultos do ambiente escolar. A investigação adotou como base metodológica a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram analisadas produções acadêmicas e documentos oficiais voltados à EJA, aos direitos educacionais e às práticas de inclusão, permitindo uma compreensão teórica sólida e contextualizada do tema. Também foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, com aplicação de questionários a professores e estudantes da modalidade, visando conhecer suas experiências, motivações, obstáculos e sugestões para melhorar a permanência escolar. O estudo revelou que a evasão na EJA resultou de um conjunto de fatores interligados, como a necessidade de conciliar trabalho e estudo, a inadequação metodológica às realidades dos educandos e a ausência de vínculos afetivos com a escola. Constatou-se que a escuta ativa, a valorização das trajetórias individuais e a oferta de práticas pedagógicas contextualizadas representaram estratégias fundamentais para fomentar a permanência dos sujeitos no processo educacional. A pesquisa contribui para o debate sobre políticas públicas e práticas escolares voltadas ao fortalecimento da EJA como espaço de inclusão e transformação social.
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