TECNOLOGIA EDUCACIONAL E INCLUSÃO DIGITAL: O PAPEL DAS TDICS NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES

Autores

  • Janice Rafaela Belo Borella MUST University, Estados Unidos Autor
  • Márcia Corrêa Miguel MUST University, Estados Unidos Autor
  • Antonia Gisleide Chaves Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Quézia Corrêa Calixto de Faria MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jaquelina Aparecida de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kdfj8208

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a contribuição das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na redução das desigualdades escolares em contextos vulneráveis. O estudo abordou o uso pedagógico das tecnologias digitais como ferramenta de inclusão educacional, especialmente em escolas públicas afetadas pela exclusão digital. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos publicados entre 2020 e 2023, que discutem o impacto das TDICs na alfabetização tecnológica, na formação docente e no acesso equitativo à educação. Os resultados demonstraram que, embora as tecnologias digitais apresentem potencial para democratizar o ensino, sua implementação em comunidades vulneráveis tem sido marcada por lacunas de infraestrutura, ausência de políticas formativas e improvisação institucional. Conclui-se que a superação das desigualdades educacionais por meio das TDICs depende da integração entre formação docente crítica, políticas públicas articuladas e acesso pleno aos recursos tecnológicos. O estudo também aponta a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos da alfabetização digital em comunidades de baixa renda.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos