GAMIFICAÇÃO, SALA DE AULA INVERTIDA E MAIS: ESTRATÉGIAS ATIVAS PARA O SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/gn66q937Resumo
O sistema educacional atual enfrenta grandes desafios na promoção de uma aprendizagem participativa e mais significativa. Diante disso, é necessário examinar métodos ativos, como aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem invertida e estudos de caso, para compreender como essas abordagens afetam a motivação dos alunos, a retenção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas. Este trabalho buscou repensar a introdução de métodos ativos de aprendizagem em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema da gamificação, um método ativo que atualmente é objeto de intenso estudo e debate, destacando os desafios que os professores enfrentam na implementação desse método e as habilidades necessárias para aplicá-lo. A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na educação e está mudando a maneira como ensinamos e aprendemos. Diante disso, buscamos ir além do modelo educacional tradicional baseado em aulas expositivas passivas, introduzindo métodos ativos de ensino. Métodos ativos são abordagens pedagógicas que incentivam os alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento por meio de atividades que estimulam o pensamento, a investigação, a resolução de problemas e a colaboração. Verificou-se que os métodos ativos vão além da transmissão tradicional de conhecimento pelo professor aos alunos e os incentivam a participar de forma ativa e independente na construção de sua própria aprendizagem.
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Copyright (c) 2025 Lucineide Oliveira Fernandes, Cristiane Mendanha Lorero Bernardino, Thiago Jonathas Mendes de Aquino, Neide Duarte Rodrigues, Samilla Gonçalves de Souza, Valdemar Macedo de Mendonça, Eliane Divina de Oliveira Melo, Carlos Troncoso Villarino (Autor)

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