GAMIFICAÇÃO, SALA DE AULA INVERTIDA E MAIS: ESTRATÉGIAS ATIVAS PARA O SÉCULO XXI

Autores

  • Lucineide Oliveira Fernandes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Mendanha Lorero Bernardino MUST University, Estados Unidos Autor
  • Thiago Jonathas Mendes de Aquino MUST University, Estados Unidos Autor
  • Neide Duarte Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Samilla Gonçalves de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valdemar Macedo de Mendonça MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Divina de Oliveira Melo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carlos Troncoso Villarino MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/gn66q937

Resumo

O sistema educacional atual enfrenta grandes desafios na promoção de uma aprendizagem participativa e mais significativa. Diante disso, é necessário examinar métodos ativos, como aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem invertida e estudos de caso, para compreender como essas abordagens afetam a motivação dos alunos, a retenção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas. Este trabalho buscou repensar a introdução de métodos ativos de aprendizagem em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema da gamificação, um método ativo que atualmente é objeto de intenso estudo e debate, destacando os desafios que os professores enfrentam na implementação desse método e as habilidades necessárias para aplicá-lo. A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na educação e está mudando a maneira como ensinamos e aprendemos. Diante disso, buscamos ir além do modelo educacional tradicional baseado em aulas expositivas passivas, introduzindo métodos ativos de ensino. Métodos ativos são abordagens pedagógicas que incentivam os alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento por meio de atividades que estimulam o pensamento, a investigação, a resolução de problemas e a colaboração. Verificou-se que os métodos ativos vão além da transmissão tradicional de conhecimento pelo professor aos alunos e os incentivam a participar de forma ativa e independente na construção de sua própria aprendizagem.

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos