CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM CONJUNTO: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA POTENCIALIZADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/acrzet32Resumo
A aprendizagem colaborativa vem sendo reconhecida como uma estratégia pedagógica eficaz na construção de saberes a partir da interação entre estudantes. Este artigo busca investigar as possibilidades dessa metodologia em diferentes níveis e modalidades de ensino, enfatizando o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na promoção do engajamento e da participação discente. A pesquisa, de natureza bibliográfica, utilizou como base cinco estudos publicados entre 2019 e 2024, que exploraram práticas em cursos técnicos, ensino superior, ambientes virtuais e processos de formação docente. A análise revelou que a aprendizagem colaborativa contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, autonomia e pensamento crítico dos estudantes. Observou-se ainda que, quando bem mediadas pedagogicamente, as ferramentas digitais ampliam as interações síncronas e assíncronas, fortalecendo a coesão dos grupos e aumentando a participação nas atividades. Constatou-se, no entanto, que essa abordagem desafia modelos tradicionais de ensino, exigindo planejamento intencional e novas posturas docentes. Conclui-se que a aprendizagem colaborativa, especialmente quando integrada às TDIC, representa um caminho promissor para a construção coletiva do conhecimento, desde que sustentada pelo comprometimento dos envolvidos e por objetivos bem definidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nildete Alves dos Santos Silva, Lindelma Aparecida Prado Fernandes, Vanessa Ribeiro de Oliveira, Fabiane Alves Ribeiro, Vanessa Ferreira da Costa Sasaki, Ellaine Oliveira Ferreira, Beuge Cristiane Biondo Lucas (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.