CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM CONJUNTO: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA POTENCIALIZADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Nildete Alves dos Santos Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lindelma Aparecida Prado Fernandes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanessa Ribeiro de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabiane Alves Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanessa Ferreira da Costa Sasaki Ivy Enber Christian University, Estados Unidos Autor
  • Ellaine Oliveira Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Beuge Cristiane Biondo Lucas MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/acrzet32

Resumo

A aprendizagem colaborativa vem sendo reconhecida como uma estratégia pedagógica eficaz na construção de saberes a partir da interação entre estudantes. Este artigo busca investigar as possibilidades dessa metodologia em diferentes níveis e modalidades de ensino, enfatizando o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na promoção do engajamento e da participação discente. A pesquisa, de natureza bibliográfica, utilizou como base cinco estudos publicados entre 2019 e 2024, que exploraram práticas em cursos técnicos, ensino superior, ambientes virtuais e processos de formação docente. A análise revelou que a aprendizagem colaborativa contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, autonomia e pensamento crítico dos estudantes. Observou-se ainda que, quando bem mediadas pedagogicamente, as ferramentas digitais ampliam as interações síncronas e assíncronas, fortalecendo a coesão dos grupos e aumentando a participação nas atividades. Constatou-se, no entanto, que essa abordagem desafia modelos tradicionais de ensino, exigindo planejamento intencional e novas posturas docentes. Conclui-se que a aprendizagem colaborativa, especialmente quando integrada às TDIC, representa um caminho promissor para a construção coletiva do conhecimento, desde que sustentada pelo comprometimento dos envolvidos e por objetivos bem definidos.

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos