TECNOLOGIAS PARA INCLUIR: A DIMENSÃO INCLUSIVA DA EAD NO CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/jj5mms58Resumo
A Educação a Distância (EAD) tem ampliado o acesso à educação, favorecendo a inclusão de públicos historicamente marginalizados, como trabalhadores, moradores de áreas remotas e pessoas com deficiência. No entanto, ainda enfrenta desafios estruturais, tecnológicos e pedagógicos, que vão desde a falta de infraestrutura adequada até a resistência do mercado de trabalho à modalidade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a EAD como ferramenta de inclusão educacional, investigando seus benefícios, desafios e impactos. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica em bases acadêmicas como Google Acadêmico, Scielo, ERIC e Periódicos CAPES, considerando publicações entre 2015 e 2025. Os descritores incluíram termos relacionados à acessibilidade, infraestrutura, formação docente e políticas públicas. A análise priorizou estudos teóricos e empíricos sobre a democratização do ensino e os desafios da EAD, oferecendo uma visão ampla sobre sua contribuição para a inclusão educacional. Os resultados apontaram que a Educação a Distância é uma ferramenta essencial para a democratização do ensino, proporcionando acesso flexível à educação formal para diferentes perfis de estudantes. No entanto, para alcançar seu potencial inclusivo, são necessários investimentos contínuos em infraestrutura, capacitação profissional e adaptação de conteúdos. A superação desses desafios depende de políticas públicas eficazes e do reconhecimento da EAD como um modelo legítimo de ensino. Além disso, combater preconceitos e fortalecer sua aceitação no meio acadêmico e no mercado de trabalho são medidas fundamentais. Com planejamento e investimentos adequados, a EAD pode ampliar o acesso à educação e promover maior inclusão social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rejane Machado Silva, Priscila dos Santos Coli, Alexandra da Silva Póvoas de Souza, Gabriela Rocha Freitas, Ana Luiza Santana Rodrigues, Eliana Dias Mendes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.