DESPERTAR PARA O FUTURO: METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA A SOCIEDADE 5.0
DOI:
https://doi.org/10.46550/dw9dm691Resumo
Este artigo analisa o papel das metodologias ativas no contexto da Educação 5.0, uma abordagem que busca integrar tecnologia, personalização e humanização no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é compreender como essas metodologias contribuem para transformar a prática docente, colocando o estudante como protagonista e promovendo o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, como pensamento crítico, empatia, resiliência e criatividade. A pesquisa tem caráter bibliográfico, com base em autores que discutem a evolução educacional da Educação 1.0 à 5.0, e destaca tanto os avanços quanto os desafios enfrentados na implementação dessa proposta nas escolas brasileiras. Os resultados revelam que, apesar das inovações tecnológicas e pedagógicas disponíveis, o modelo tradicional ainda prevalece em muitas instituições, dificultando a adoção plena da Educação
5.0. No entanto, evidenciam-se ganhos significativos nas escolas que aplicam metodologias ativas, promovendo ambientes de aprendizagem mais interativos, inclusivos e adaptativos. Conclui-se que a efetivação da Educação 5.0 exige uma mudança de postura docente, investimento em formação continuada e políticas públicas que apoiem a inovação educacional. Essa transformação é essencial para preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea e para um futuro em constante evolução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isamar Barbosa, Sandra Leandro Ferreira, Claudiane Marques Borges, Débora Fernanda Ferreira, Carlos Henrique Soares da Silva, Gilnair Basil Rodrigues Navarro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.