REINVENTANDO O APRENDER: QUANDO O ALUNO VIRA PROTAGONISTA

Autores

  • Cátia Moreira Ribeiro Universidade Estadual de Goiás, Brasil Autor
  • Luciana Sousa Teixeira Alarcão Universidad del Sol, Paraguai Autor
  • Kenia Moreira Ribeiro Universidade Federal do Tocantins, Brasil Autor
  • Haiany Silva Tavares Universidade Federal do Tocantins, Brasil Autor
  • Zilda Pereira dos Anjos Universidade Federal do Tocantins, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/zgv26457

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o papel do aluno como protagonista do próprio aprendizado em contextos mediados por metodologias ativas, considerando as implicações pedagógicas da centralidade discente na construção do conhecimento. O estudo abordou a transição do modelo tradicional de ensino para práticas que favorecem a autoria estudantil, a autonomia intelectual e o engajamento significativo. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica de produções acadêmicas publicadas entre 2020 e 2025, selecionadas a partir de critérios de relevância temática e rigor metodológico. A análise permitiu constatar que o protagonismo discente está diretamente relacionado à reorganização da prática pedagógica, à mediação docente reflexiva e à inserção dos estudantes em atividades contextualizadas que demandam tomada de decisões, resolução de problemas e colaboração. Evidenciou-se, ainda, que o envolvimento ativo dos alunos resulta no fortalecimento de competências cognitivas e socioemocionais, especialmente quando as estratégias didáticas são implementadas de forma coerente com os princípios da aprendizagem significativa. Por fim, reconheceu-se que a efetivação desse protagonismo exige condições institucionais favoráveis e formação docente contínua, além de práticas avaliativas mais integradas aos processos formativos.

Publicado

2025-09-06

Edição

Seção

Artigos