REINVENTANDO O APRENDER: QUANDO O ALUNO VIRA PROTAGONISTA
DOI:
https://doi.org/10.46550/zgv26457Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel do aluno como protagonista do próprio aprendizado em contextos mediados por metodologias ativas, considerando as implicações pedagógicas da centralidade discente na construção do conhecimento. O estudo abordou a transição do modelo tradicional de ensino para práticas que favorecem a autoria estudantil, a autonomia intelectual e o engajamento significativo. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica de produções acadêmicas publicadas entre 2020 e 2025, selecionadas a partir de critérios de relevância temática e rigor metodológico. A análise permitiu constatar que o protagonismo discente está diretamente relacionado à reorganização da prática pedagógica, à mediação docente reflexiva e à inserção dos estudantes em atividades contextualizadas que demandam tomada de decisões, resolução de problemas e colaboração. Evidenciou-se, ainda, que o envolvimento ativo dos alunos resulta no fortalecimento de competências cognitivas e socioemocionais, especialmente quando as estratégias didáticas são implementadas de forma coerente com os princípios da aprendizagem significativa. Por fim, reconheceu-se que a efetivação desse protagonismo exige condições institucionais favoráveis e formação docente contínua, além de práticas avaliativas mais integradas aos processos formativos.
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Copyright (c) 2025 Cátia Moreira Ribeiro, Luciana Sousa Teixeira Alarcão, Kenia Moreira Ribeiro, Haiany Silva Tavares, Zilda Pereira dos Anjos (Autor)

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