A CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, SABERES E ESTRATÉGIAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/h9fkzk72Resumo
Este artigo investigou a complexidade da qualidade na educação, com o objetivo de identificar estratégias eficazes para sua promoção em instituições educacionais. A relevância do estudo derivou da necessidade de compreender os múltiplos aspectos que definem a qualidade no contexto educacional e as formas de aprimorá-la nas escolas e universidades. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, seguindo Lakatos e Marconi (2003), para revisar e analisar criticamente a literatura existente, focando em autores como Casassus (2007), Esteban (2008), Xavier (1996), e Dourado, Oliveira e Santos (2007). O artigo elucidou a ambiguidade do conceito de qualidade na educação, discutindo como sua complexidade permite uma diversidade de abordagens e estratégias para sua gestão e melhoria. A análise destacou a importância da colaboração entre todos os stakeholders educacionais e a necessidade de adaptação às especificidades de cada instituição para promover uma educação de alta qualidade. Além disso, explorou-se o caso da UFMG para exemplificar como uma instituição pode alcançar excelência em suas práticas pedagógicas e de gestão, enfatizando a importância da avaliação contínua e do comprometimento com a melhoria. Em conclusão, o estudo reafirmou que a promoção da qualidade na educação é um processo contínuo e dinâmico, que exige uma abordagem integrada e comprometida com a excelência educacional.
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Copyright (c) 2025 Dayane de Macedo Brandão Barbosa, Maeli Helena Guimarães Cândido, Rozeli dos Santos Oliveira, Alessandra Martini da Silva Coelho (Autor)

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