A CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, SABERES E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maeli Helena Guimarães Cândido MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rozeli dos Santos Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alessandra Martini da Silva Coelho MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/h9fkzk72

Resumo

Este artigo investigou a complexidade da qualidade na educação, com o objetivo de identificar estratégias eficazes para sua promoção em instituições educacionais. A relevância do estudo derivou da necessidade de compreender os múltiplos aspectos que definem a qualidade no contexto educacional e as formas de aprimorá-la nas escolas e universidades. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, seguindo Lakatos e Marconi (2003), para revisar e analisar criticamente a literatura existente, focando em autores como Casassus (2007), Esteban (2008), Xavier (1996), e Dourado, Oliveira e Santos (2007). O artigo elucidou a ambiguidade do conceito de qualidade na educação, discutindo como sua complexidade permite uma diversidade de abordagens e estratégias para sua gestão e melhoria. A análise destacou a importância da colaboração entre todos os stakeholders educacionais e a necessidade de adaptação às especificidades de cada instituição para promover uma educação de alta qualidade. Além disso, explorou-se o caso da UFMG para exemplificar como uma instituição pode alcançar excelência em suas práticas pedagógicas e de gestão, enfatizando a importância da avaliação contínua e do comprometimento com a melhoria. Em conclusão, o estudo reafirmou que a promoção da qualidade na educação é um processo contínuo e dinâmico, que exige uma abordagem integrada e comprometida com a excelência educacional.

Publicado

2025-09-28

Edição

Seção

Artigos