INOVAÇÃO PEDAGÓGICA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ATIVA

Autores

  • Marcelo Nunes Pereira Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai Autor
  • Leila Aparecida Lima Caletti MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rodrigo Araújo Pereira Universidade Federal do Amazonas, Brasil Autor
  • Maria Gilda Ferreira de Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gilmara Benício de Sá Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/fa15ym95

Resumo

O cenário educacional contemporâneo vivencia uma transformação profunda pela ubiquidade das tecnologias digitais, que impõem desafios e abrem perspectivas inovadoras para a aprendizagem no século XXI. Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender como as tecnologias digitais otimizam a aprendizagem e preparam os estudantes para o futuro. O objetivo principal é analisar os desafios e as perspectivas da integração das tecnologias digitais na educação, visando aprimorar a aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências. A metodologia emprega uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, identificando e analisando estudos publicados sobre o tema. Os principais resultados revelam que as tecnologias digitais oferecem vasto potencial para personalização e engajamento, mas enfrentam desafios como infraestrutura inadequada e carência de formação docente. Contudo, as perspectivas são promissoras, impulsionando a personalização do ensino e o acesso a recursos educacionais abertos. As conclusões indicam que a efetividade da integração tecnológica depende de uma reestruturação pedagógica e cultural profunda, redefinindo os papéis de professores e alunos, transformando o professor em facilitador e o aluno em protagonista de sua aprendizagem ativa e relevante.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos