INOVAÇÃO PEDAGÓGICA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/fa15ym95Resumo
O cenário educacional contemporâneo vivencia uma transformação profunda pela ubiquidade das tecnologias digitais, que impõem desafios e abrem perspectivas inovadoras para a aprendizagem no século XXI. Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender como as tecnologias digitais otimizam a aprendizagem e preparam os estudantes para o futuro. O objetivo principal é analisar os desafios e as perspectivas da integração das tecnologias digitais na educação, visando aprimorar a aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências. A metodologia emprega uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, identificando e analisando estudos publicados sobre o tema. Os principais resultados revelam que as tecnologias digitais oferecem vasto potencial para personalização e engajamento, mas enfrentam desafios como infraestrutura inadequada e carência de formação docente. Contudo, as perspectivas são promissoras, impulsionando a personalização do ensino e o acesso a recursos educacionais abertos. As conclusões indicam que a efetividade da integração tecnológica depende de uma reestruturação pedagógica e cultural profunda, redefinindo os papéis de professores e alunos, transformando o professor em facilitador e o aluno em protagonista de sua aprendizagem ativa e relevante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Nunes Pereira, Leila Aparecida Lima Caletti, Rodrigo Araújo Pereira, Maria Gilda Ferreira de Lima, Gilmara Benício de Sá (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.