ENTRE A DOR E A REFLEXÃO: A POTÊNCIA FORMATIVA DO CONTO MOTIVO, DE MARTA HELENA COCCO

Autores

  • Patrícia Oliveira Mendes de Melo Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, Cuiabá, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pzy4s960

Resumo

O estudo aborda a leitura literária como ferramenta crítica para a problematização do bullying e da violência simbólica no contexto escolar, tendo como foco o conto Motivo, de Marta Helena Cocco, integrante da coletânea Não presta pra nada (2016). A narrativa, conduzida pela perspectiva de uma mãe cujo filho é vítima de exclusão, evidencia como práticas sutis de marginalização atravessam a experiência estudantil e impactam a formação subjetiva, revelando lacunas no acolhimento familiar e institucional. O objetivo central consiste em analisar como o conto Motivo, de Marta Helena Cocco (2016), possibilita uma leitura crítica das práticas de exclusão e violência simbólica na escola e contribui para a formação ética e cidadã dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada na análise literária do conto em diálogo com referenciais teóricos da estética da recepção, da função humanizadora da literatura e das concepções de violência simbólica, além de estudos sobre bullying e exclusão escolar. A articulação entre exame textual e revisão de literatura possibilita compreender os potenciais pedagógicos da narrativa na promoção de práticas reflexivas e humanizadoras em sala de aula. Os resultados apontam que a literatura, quando mediada criticamente, cria condições para que estudantes reconheçam mecanismos de exclusão e construam leituras éticas e socialmente conscientes, fortalecendo o letramento literário crítico e a educação problematizadora. A conclusão indica a relevância da integração entre literatura e formação cidadã na transformação de ambientes escolares em espaços de diálogo e pertencimento.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos