O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA EDUCATIVA: AVANÇOS E CONTRAPONTOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/hyzjty03Resumo
O design instrucional tem se destacado como um elemento estratégico na reformulação das práticas pedagógicas, sobretudo frente aos avanços das tecnologias digitais e à expansão da educação a distância. Essa abordagem, ao integrar aspectos didáticos, tecnológicos e metodológicos, busca promover experiências de aprendizagem mais eficazes, centradas no estudante e ajustadas à diversidade de perfis e contextos educacionais. Diante dessa relevância, o presente estudo tem como propósito investigar as práticas predominantes no campo do design instrucional aplicado à educação, com especial atenção às suas vantagens — como o estímulo ao engajamento discente e o aprimoramento da assimilação de conteúdos — e desvantagens, entre elas a complexidade operacional e os custos envolvidos na criação de materiais instrucionais adequados. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, baseou-se na análise de artigos científicos, teses e dissertações publicados entre 2017 e 2024, selecionados nas bases SciELO e Periódicos CAPES, com foco em publicações em português. Autores como Barbosa (2024), Filatro e Piconez (2004) e Oliveira et al. (2021) fundamentaram a discussão teórica. Os resultados evidenciam que o design instrucional favorece ambientes educacionais mais acessíveis e motivadores, embora sua implementação ainda enfrente barreiras como resistência docente, sobrecarga profissional e limitações estruturais. Pesquisas futuras podem aprofundar o papel do design instrucional em contextos híbridos e inclusivos, ampliando sua aplicabilidade em diferentes níveis de ensino.
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Copyright (c) 2025 Nilza Agostinho Pereira Aguiar, Eliane Nunes Campos Rodrigues , Viviane Nascimento dos Santos, Elisangela Fernanda Mendes Ribeiro, Lindinalva Lima de Farias, Sandra Félix Rodrigues, Márcia Dias de Oliveira, Denise Fátima Silva Pereira (Autor)

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