SEGURANÇA DE DADOS NA EDUCAÇÃO ONLINE: RISCOS, DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ca74ds46Resumo
A educação online redesenha territórios de aprendizagem enquanto instala zonas de vulnerabilidade silenciosa: os dados pessoais, desprotegidos, tornam-se matéria-prima de práticas escolares que nem sempre compreendem sua gravidade. O estudo em questão tem como objetivo examinar os desafios e riscos implicados na segurança da informação educacional, tensionando as promessas de inovação contra a fragilidade das políticas institucionais de proteção. Adota-se, para tanto, uma metodologia de natureza qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica, que interroga criticamente os referenciais contemporâneos sobre governança informacional no ensino digital. Observa-se que a formação docente, ainda ancorada em perspectivas fragmentárias, revela-se incapaz de sustentar práticas éticas robustas diante do assédio tecnológico aos dados discente. À luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de normativas internacionais, evidencia-se a necessidade de reposicionar o educador como agente de salvaguarda, articulando técnica, responsabilidade ética e defesa da privacidade estudantil. Longe de se reduzir a protocolos burocráticos, a segurança informacional emerge como dimensão formativa, convocando as instituições a reverem suas arquiteturas pedagógicas e administrativas. Em tempos de algoritmização da vida, proteger dados educacionais significa mais que cumprir a lei: significa restaurar a centralidade da dignidade humana no projeto educativo.
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Copyright (c) 2024 Maria Analice de Araújo Albuquerque, Maria das Mercês de Araújo , Maria Ila de Araújo , José Itamar Marques Araújo, Elis Regina Eufrasio Barbosa Marques (Autor)

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